
Diga adeus à massagem: 5 exercícios na parede para finalizar a aula
Repensando a finalização da aula de Pilates: troque a massagem por exercícios na parede
Tenho certeza que você, como instrutor de Pilates, já utilizou a massagem para relaxar seus alunos nos momentos finais da aula, certo? Mas, permita-me lançar uma nova perspectiva. Imagine terminar o dia, após dar 10 aulas para 2 ou 3 alunos, sem sentir-se completamente esgotado.
Parece impossível? Pois não é. Massagem é uma técnica adorada pelos alunos, sem dúvida. No entanto, ela pode causar um relaxamento que desestimula o trabalho realizado durante a aula.
E, além disso, sobrecarrega a sua energia como profissional. Então, será que não está na hora de repensar essa prática?
Uma alternativa inovadora: exercícios de finalização na parede
Hoje, quero propor uma alternativa interessante: substituir a massagem por exercícios de finalização na parede. Com eles, você pode potencializar o que foi trabalhado na aula, valorizar seu trabalho e fazer com que seus alunos saiam da sala mais revigorados. Vamos lá?
Wall Series: 5 exercícios na parede para finalizar a aula
1. Círculo com os Braços
Posicione-se com o bumbum e a coluna encostados na parede, pés um pouco à frente, faça um “crescimento axial” alongando a coluna como se o alto da cabeça fosse tocar no teto e mantendo a lombar na parede, e com os braços para baixo, as mãos sobre as coxas. Levante os braços em direção ao teto, circule por fora para voltar à posição inicial e faça o mesmo movimento ao contrário 10 vezes em cada sentido.
2. Rolamento
Com a mesma posição inicial do exercício anterior, desça o braço e a cabeça fazendo um “mini rolamento”, deslocando apenas a torácica, enquanto a lombar fica encostada na parede. 10 repetições.
3. Pequenos Círculos
Na posição final do exercício anterior, com a coluna formando um grande “C”, faça pequenos círculos com os braços, 5 para cada sentido, e retorne desenrolando a coluna até encostar novamente na parede.
4. Agachamento
Com a coluna e o bumbum encostados na parede, pés um pouco para frente, “crescimento axial” com a coluna encostando a lombar na parede e com os braços ao lado do corpo, palmas das mãos para cima. Desça o quadril em agachamento, ao mesmo tempo em que eleva os braços até a linha dos ombros. Retorne deslizando para cima e levando os braços novamente para baixo. 5 a 10 repetições.
5. Descolamento da parede
Com as palmas das mãos na parede, pressione-as e retire todo o corpo da parede, abrindo o peito e levando os ombros para trás. Retorne e repita o movimento, mantendo o corpo fora da parede e as mãos firmes empurrando a parede. Realize 10 repetições
Conclusão
Acreditamos que essa sequência de finalização da aula de Pilates na parede pode ser uma novidade para muitos. Desenvolvida por Joseph Pilates, ela é amplamente utilizada no Pilates Clássico e pode ser incorporada ao Pilates Contemporâneo, proporcionando aos alunos uma experiência mais revigorante e potencializando os resultados obtidos durante a aula.
Além disso, garanto que essa mudança será bem recebida pelos alunos e, principalmente, por você, profissional, que poderá otimizar seu tempo e aproveitar melhor os últimos minutos da aula.
Veja também essa sequencia de exercícios para fazer em casa e acordar com mais disposição!
Fique por dentro e acompanhe nosso blog para mais dicas!




