Descobrindo conexões: Como estabelecer um primeiro contato efetivo com o aluno?

Descobrindo conexões: Como estabelecer um primeiro contato efetivo com o aluno?


A primeira experiência na aula: Como encantar o aluno?

Quem nunca ouviu a máxima “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, a primeira aula de qualquer atividade física não foge à regra. Sob minha perspectiva, com anos de experiência na área, quero compartilhar a relevância do primeiro contato com o aluno.

Antes de agendar a aula experimental, faço questão de ter uma conversa com o potencial aluno. O objetivo é entender o que o levou a buscar o Pilates, seja uma indicação médica ou algum desconforto em sua coluna ou articulações. Essa conversa é fundamental para desenhar a aula inicial, tratando o aluno com o respeito e o cuidado que ele merece.

Como realizar o primeiro contato com o aluno?

Quando o aluno chega, busco acolhê-lo com um sorriso, afinal, quem não gosta de ser bem recebido?

Peço para ele se sentar e procuro coletar algumas informações iniciais. Nesse momento, pergunto sobre sua saúde e sobre sua relação com a atividade física. As respostas podem revelar muito sobre suas limitações físicas e suas expectativas com as aulas.

Aqui na mobilizePilates, utilizamos um software de gestão que facilita o processo. Após o primeiro contato, entregamos uma ficha de anamnese, onde coletamos informações importantes sobre o quadro de saúde, objetivos e necessidades de cada cliente. Com essa etapa concluída, chegou a hora da aula!

A primeira aula é planejada de acordo com as informações coletadas na Anamnese. Escutar as respostas e associá-las ao histórico de saúde e movimento do aluno é essencial para criar uma experiência positiva.

Como ter sucesso na aula experimental

Na primeira aula, enfatizo a importância de manter a respiração fluindo naturalmente durante os exercícios. Muitas pessoas se assustam com uma enxurrada de informações e comandos, por isso evito sobrecarregar o aluno logo no início.

Ao observar o aluno durante a execução dos movimentos, presto atenção a possíveis sinais de desconforto ou dor. Dependendo do feedback do aluno, podemos ajustar os exercícios planejados, tornando a aula mais personalizada e agradável.

Após a aula, pergunto ao aluno o que achou da experiência. Sua reação pode indicar se ele continuará ou não as aulas. Em seguida, discuto brevemente os pontos que observei e traço um plano para as próximas aulas. Afinal, oferecemos através do nosso trabalho resultados palpáveis!

Se o aluno perguntar “Em quanto tempo vou ver resultados?”, utilize a célebre frase de Joseph Pilates: “Em 10 sessões você perceberá a diferença, em 20 sessões os outros verão a diferença e em 30 sessões você terá um novo corpo.”

Conclusão

A primeira aula é uma oportunidade de ouro para conquistar o aluno. A atenção aos detalhes e o respeito à individualidade do aluno são fundamentais para criar uma experiência positiva.

Empatia e gentileza são ingredientes-chave para trabalhar com pessoas.

É competência do profissional estar atento aos detalhes para planejar melhor as aulas e proporcionar a melhor experiência possível aos nossos alunos.

orçamentos