
O guia definitivo para Precificar corretamente em seu Estúdio
Precificação Profissional: um guia para o empreendedor de Pilates
Todo empreendedor enfrenta, em algum momento, a difícil tarefa de definir o preço do seu serviço. Essa questão, que se estende a todos os segmentos, também é um desafio para os profissionais de Pilates. Como precificar uma aula de Pilates? Quais fatores devem ser levados em conta? Neste artigo, vou compartilhar cinco dicas para determinar o preço justo pelo seu serviço.
Entendendo os custos de atuação
O primeiro passo para precificar uma aula de Pilates é entender todos os custos associados à sua atividade. Isto é, você precisa ter uma noção clara das despesas que possui.
Para isso, recomenda-se a elaboração de uma planilha detalhada, listando todos os gastos, incluindo aluguel, água, energia, internet, telefone, taxas, impostos, manutenção do espaço, materiais de escritório, deslocamento e contratação de profissionais. É crucial não deixar nenhum custo de fora, para que seus resultados estimados sejam os mais precisos possíveis.
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O mercado e a concorrência
A precificação também envolve um estudo detalhado do mercado, do público e da concorrência na região de atuação. É fundamental levar em consideração o poder aquisitivo das pessoas que frequentam a região, bem como o preço cobrado pelos estabelecimentos que oferecem o mesmo serviço que o seu e que possuem uma estrutura similar.
Metas e objetivos financeiros
Para precificar de forma efetiva, é essencial que você tenha metas e objetivos financeiros claros. Você precisa ter uma estimativa de quanto pretende ganhar com as aulas. Esse não é um processo de adivinhação, mas sim de estratégia. Saber quantos alunos precisa para atingir sua estimativa é um dos fatores que ajudará na definição do valor a cobrar de mensalidade.
Custo unitário
Sim, se você não levar em conta esse dado, toda a sua precificação estará comprometida. Você precisa saber quanto custa cada horário que será disponibilizado em seu Estúdio para ter um cálculo correto e preciso!
Custos operacionais
Sem essa informação será impossível precificar do jeito certo em seu Estúdio de Pilates. Identifique e leve em consideração os Custos da sua operação como: Taxas de comissão, Impostos e taxa de maquininha por exemplo.
Pesando a experiência e a formação
A experiência e a formação do profissional são fatores que devem compor a precificação da aula de Pilates. Se você é um profissional experiente e com conhecimento técnico diferenciado, seus alunos terão acesso a um nível de aula mais elevado.
Portanto, é importante que o aluno compreenda que o preço pago leva em conta esses fatores, afinal, seu futuro cliente não saberá colocar isso na balança a menos que você tenha uma estratégia para apresentar tal informação de forma correta.
Capacidade de trabalho
A quantidade de alunos que o seu espaço comporta em uma mesma aula, sua capacidade máxima de operação, o tempo de duração de cada aula e a quantidade de aulas que você pode ministrar por dia são também fatores importantes na precificação da aula de Pilates.
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Alternativas de rentabilização
Além da precificação, pensar em alternativas para rentabilizar o seu espaço de Pilates pode ser uma estratégia inteligente. Isso pode incluir alugar a estrutura nos horários desocupados ou contratar profissionais para dar aulas nesses horários.
Espero que estas dicas iniciais te ajudem a precificar com confiança as suas aulas de Pilates. Lembre-se de que conhecer os seus custos, compreender o mercado e estabelecer metas financeiras claras são passos fundamentais neste processo.
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