
A importância do Pilates para a extensão da coluna
A importância dos exercícios de extensão da coluna
A atualidade nos conduz a adotar posturas encurvadas por longos períodos, seja devido ao trabalho de escritório ou ao uso excessivo de dispositivos tecnológicos como computadores e celulares.
Assim, é de extrema relevância incorporar exercícios de extensão da coluna em nossa rotina, pois estes hábitos certamente enfraquecem os músculos das nossas costas, resultando em perda de mobilidade e flexibilidade.
A postura encurvada desalinha nosso corpo e causa desequilíbrio. Como resultado, corremos o risco de adotar má postura permanente, nos expondo a possíveis lesões ou patologias.
Como os exercícios de extensão da coluna nos ajudam?
Nos cursos de formação em Pilates, aprendemos que os exercícios de extensão ajudam a equilibrar nosso corpo, corrigindo posturas inadequadas que adotamos ao longo da vida.
Como Joseph Pilates disse, “Lembre-se, se a coluna é inflexivelmente rígida aos 30, você é velho; se é completamente flexível aos 60, você está jovem.”
O que é a extensão da coluna?
A extensão é descrita como uma retificação da coluna a partir de uma posição flexionada ou um movimento para trás que ultrapassa a posição ereta.
O movimento para trás que excede a linha reta pode também ser chamado de hiperextensão espinhal e é caracterizado por uma concavidade posterior.
Quais são os músculos responsáveis pela extensão da coluna?
- Espinhal
- Semiespinhal
- Dorsal longo
- Iliocostal
- Multifídios
- Quadrado lombar
Benefícios deste movimento biomecânico
É importante ressaltar que os exercícios de extensão da coluna devem ser praticados desde a infância e adolescência até na gravidez.
Ao realizar esses exercícios, obteremos maior mobilidade, flexibilidade e fortalecimento da região posterior da coluna. A prática desses exercícios resultará na correção da postura ou simplesmente na busca de uma posição mais saudável para nossa coluna.
Dicas para realizar extensão da coluna em posição prona
- Faça uma pequena retroversão pélvica
- Ajuste o glúteo maior
- Contraia o transverso abdominal
- Ative o assoalho pélvico
- Busque a alongamento axial e flexão dorsal
Exercícios de extensão da coluna no método Pilates
No Pilates, encontramos diversos exercícios de extensão da coluna. Por exemplo, no Pilates MAT, temos alguns exemplos como:
Clique nos links acima para aprender o passo-a-passo didático para a execução correta dos movimentos de extensão.
Todos estes exercícios trabalham a extensão da coluna, fortalecimento e coordenação.
Joseph Pilates afirmava: “A controlologia desenvolve o corpo uniformemente, corrige posturas incorretas, restabelece a vitalidade física, vigoriza a mente e eleva o espírito”.
Conclusão
Pode existir certa resistência em realizar as extensões, mas é preciso superar esse medo, pois elas são muito necessárias e benéficas para nosso corpo.
Precisamos apenas saber escolher qual se adapta melhor às nossas necessidades e capacidades físicas. Sempre que respeitarmos as indicações e realizarmos os exercícios com controle, não teremos problemas.
Se combinarmos nossa prática de extensões com um bom trabalho de estabilizadores de escápulas, como por exemplo, a série de flexões ou “rowings”, e um bom alongamento dos peitorais, conseguiremos uma boa postura, uma coluna saudável e contida.
Devemos lembrar que nossos treinamentos devem ser harmônicos, adequados a necessidade de cada praticante e integrados em relação a todo nosso corpo e que qualquer exercício, dentro do Método Pilates deve ter a presença de um profissional que tenha realizado um Curso de Formação em Pilates Profissional.
E como Joseph Pilates dizia: “Um bom estado físico é o primeiro requisito para ser feliz”.




