
Explore a eficácia do Magic Circle no seu treino de Pilates!
O poder do Magic Circle no Pilates
Estou disposto a apostar que o seu Magic Circle está acumulando poeira em algum canto do seu estúdio, um triste reflexo do pouco uso e do desconhecimento de seu verdadeiro propósito.
No entanto, estou aqui para mudar essa realidade. Vou te mostrar como incorporar esse acessório original desenvolvido por Joseph Pilates, em suas aulas de Pilates para obter melhores resultados.
Está pronto? Então, acompanhe-me nessa leitura!
Desvendando o Magic Circle
O Magic Circle, também conhecido como anel flexível de Pilates, foi criado por Joseph Pilates e pode ser encontrado em academias e estúdios de Pilates, tanto clássicos quanto contemporâneos.
Composto por um aro flexível de metal ou fibra de vidro com pegadores de Eva, madeira ou couro, tem uma resistência leve a moderada e seu diâmetro pode variar de 36 a 40cm.
Os objetivos do Magic Circle
Entre os principais objetivos do Magic Circle, podemos destacar:
- Estabelecer a conexão do corpo através do Power House, do sculp, da linha média e das costas;
- Auxiliar na construção dos exercícios do método Pilates e do corpo;
- Promover a organização através do alinhamento, trazendo ganhos de espaço articular e melhorando vetores e segmentos corporais.
Quatro razões para usar o Magic Circle em suas aulas
1. Custo-benefício
O Magic Circle é um acessório de fácil acesso e com um ótimo custo-benefício, principalmente quando comparado a outros equipamentos de Pilates. Ele é perfeito para quem está começando ou quer inovar sem precisar investir muito.
2. Leveza e praticidade
O Magic Circle não ocupa muito espaço e pode ser facilmente transportado para qualquer local. Isso permite que você atenda seus alunos online, presencialmente no estúdio, na academia, ao ar livre ou até mesmo em casa.
3. Versatilidade
Este acessório conta com uma sequência específica que pode ser usada no pré-Pilates ou na finalização, mas também pode ser adicionado e introduzido nos exercícios de MAT Pilates e aparelhos, trabalhando o corpo por completo. Além disso, permite que as aulas sejam individuais ou em grupo, atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos.
4. Potencializador
Graças aos exercícios e objetivos, o Magic Circle tem o poder de potencializar e agregar mais valores e resultados às aulas, promovendo a evolução dos seus alunos, do nível básico ao avançado.
Exercícios de Pilates com o Magic Circle
1. Achando o centro de força
Posição inicial: Sentado com os joelhos flexionados e pés firmes no MAT, coluna em alinhamento e alongamento axial ativo, segurando o Magic Circle nas mãos com os braços estendidos.
Movimento: Faça uma leve pressão com as mãos sobre o Magic Circle e desça a coluna sem perder as curvaturas “C” da torácica, levando a lombar em direção ao chão até onde consegue sustentar e retorne à posição inicial.
2. The Hundred
Posição Inicial: Deitado no MAT, segurando o Magic Circle nas mãos com os braços estendidos buscando longe.
Movimento: Eleve o tronco e cabeça até olhar para o umbigo, estique as pernas para frente levitando e realize os bombeamentos (pequenas pressões) das mãos sobre o Magic Circle, coordenados com a respiração, sendo 5 inspirações e 5 expirações até completar 100 bombeamentos. Depois retorne à posição inicial.
3. Spine Stretch
Posição Inicial: Sentado no MAT, pernas esticadas e afastadas um palmo a mais da largura do quadril coluna alongamento axial, braços esticados na altura dos ombros, Magic Circle apoiado no MAT com as mãos sobre ele.
Movimento: Faça uma leve pressão no Magic Circle para baixo e pense em crescer mais a coluna, ganhando espaço entre as vértebras.
Conclusão
Resumindo, o Magic Circle é um acessório útil, prático e versátil, que pode ser facilmente introduzido nas aulas de Pilates, seja somente com o uso dele ou combinado aos aparelhos do método.
Por ter um ótimo custo-benefício e de fácil acesso aos instrutores e alunos, o Magic Circle tem o poder de potencializar e trazer mais resultados, garantindo assim, a evolução e satisfação dos alunos, além de aulas mais dinâmicas e desafiadoras.




